06 fevereiro, 2009

Básico - Primeiros Passos

Bem, como já disse, farei uma apresentação rápida sobre alguns tópicos que todos que querem operar no mercado financeiro precisam saber.


Ação - é uma fração do capital social de uma empresa, ou seja, quem tem uma ação é sócio de uma pequena parcela de uma instituição
Ação ON - Confere ao seu titular o direito de voto

Ação PN - Ação que oferece a seu detentor prioridades no recebimento de dividendos e/ou, no caso de dissolução da empresa, no reembolso de capital. Em geral não concede direito a voto em assembléia.


Eu recomendo aos investidores que concentrem seus investimentos em ações ON, uma vez que quando uma empresa é comprada por outra, na maioria das vezes, o interesse de quem comprou a empresa é nas ON por dar direito a voto, assim são essas ações que sobem mais em bolsa do que as PN quando é anunciado um evento de aquisição.

Hoje em dia a maioria das empresas que abrem capital, ou seja, entram na bolsa, emitem apenas ações ON para participar do Novo Mercado (depois discutiremos sobre este assunto).

Bolsa de Valores - nada mais é do que o local onde são negociadas as ações das empresas de capital aberto e outros instrumentos financeiros como debêntures e opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário